terça-feira, 22 de maio de 2012

Curiosidade "Matrioshka"

       Meninas vocês já ouviram falar sobre Matrioshka ou já sabem o que é? Bem, eu sou uma apaixonada por historia mundial e a Russia sempre me chamou atenção (ainda vou conhecer) esse país maravilhoso de uma cultura rica e historias incríveis, mais afinal o tem a ver a Russia com as nossas Matrioshka? Tudo(risos)  elas são um brinquedo tradicional da Rússia, constituída por uma série de bonecas, feitas de diversos materiais, que são colocadas uma dentro da outra, da maior (exterior) até a menor (a única que não é oca). A palavra provém do diminutivo do nome próprio Matryona.(que lembra muito a matriarca da família avó ou o patriarca avô)
       O número de figuras que se conseguem encaixar é, geralmente de 6 ou 7, ainda que existam algumas com um número impressionante de peças. A sua forma é simples, mais ou menos cilíndrica e arredondada e mais estreita na parte superior, onde se situa a cabeça da boneca. Não têm mãos (a não ser as que são pintadas na(s) sua(s) superfície(s)). 
        Desde a primeira vez que vi, achei fantásticas, são lindas de uma simplicidade e sofisticação inigualável. Parabéns pelas bonequinhas.


E você o que achou das bonequinhas?
Beijinhos♥
Aline Ferreira 

Nenhum comentário: